Livro de Fotos

O nascimento do Vicente, 4 anos atrás, foi o pretexto perfeito para alguns familiares comprarem máquinas fotográficas. Ter um bebê na família era uma grande novidade, primeiro filho, primeiro neto, primeiro sobrinho e primeiro bisneto, dos dois lados da família. Tudo tinha que ser registrado. Desde a maternidade até o primeiro banho, o primeiro sorriso espontâneo, a primeira papa, enfim, cada instante com ele pedia um clic. E nós estavamos (eu principalmente) sempre por perto de câmera em punho.

Quando eu era criança o meu pai tinha uma Kodak de rolo, super simples. As fotos eram tiradas em ocasiões especias, como festas de aniversário, Natal, férias ou viagens em família. Dessa forma preenchiamos dois álbuns por ano, um meu e um do meu irmão. Isso sem contar as fotos que iam para o lixo por saírem completamente desfocadas.

Em 20 anos tirar fotografias tornou-se uma coisa corriqueira. Tiramos fotografias de tudo e temos fotos em todo lado, no computador, no telemóvel (celular), no tablet, no cartao de memória, no flickr, no facebook… Mas não imprimimos nem um décimo delas. Eu costumo imprimir as que gosto mais para por nos porta-retratos espalhados pela casa, mas perdi o hábito dos álbuns.

No ano que ele nasceu resolvemos oferecer de presente de Natal a avó e a bisavó um livro de fotos, único álbum que fiz dele até agora. A surpresa e o sucesso foram enormes, não nos podíamos ter lembrado de nada mais significativo para oferecer. Agora que estamos nos aproximando do Natal lembrei me disso e tenho pensado em repetir a dose.

Para quem ficou interessado há muitos sites na internet de empresas que imprimem livros de fotos. O das fotos acima foi feito na Blurb. Há 3 formas de o fazer: online através de um template, baixando o programa e diagramando de forma super simples ou então para profissionais utilizando o In Design.

Para além da Blurb também já ouvi boas críticas da Hofmann e da Bob Books.
O preço varia muito e depende sobretudo da quantidade de páginas e do acabamento. Mas a apresentação final não fica muito diferente de um livro comprado numa livraria, com uma grande diferença, este vem carregado com histórias da nossa família.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s