Brinquedos de madeira

Rebucado Ácido - brinquedos madeira

1 Sarah & Bendrix  //  2 The wooden horse  //  3 Djeco  //  4 Heiko Hillig  //  5 Egmont Toys  // 6 Golo  //  7 Twig Creative  //  8 Macarena Bilbao  //  9 gg* toys  //  10 kiko+  //  11 Fredun Shapur para Naef Toys  //  12 Miller Goodman

Por que escolher brinquedos de madeira se os brinquedos de plástico são na maior parte das vezes muito mais baratos e mais fáceis de encontrar nas lojas tradicionais?

Pus me a pensar sobre esta questão. No meu caso, talvez seja porque quando os vejo me dá uma grande nostalgia da minha própria infância. Os brinquedos de madeira são sim para uma vida, são muito mais duráveis que os de plástico, pois estes quebram-se com muita facilidade e podem até ser um problema com crianças pequenas.

Mas também não é só isso. Vejo os brinquedos de plástico muito mais associados ao puro entertenimento, com as suas luzes e sons, e por esta razão tendem a ser mais apelativos para as crianças. Os de madeira, por outro lado, estimulam muito mais o toque e a descoberta, sendo muito mais educativos e estimulantes para a imaginação e criatividade das crianças. Há muita oferta online deste gênero de brinquedo e eu, claro, não poderia deixar de fazer uma lista!

Se alguém quiser se manifestar sobre esta questão agradeço desde já!

10 thoughts on “Brinquedos de madeira

  1. Também gosto muito dos brinquedos de madeira Lu 🙂
    E há marcas muito boas que apostam neste tipo de brinquedo o que os torna muito educativos.

  2. Eu vou ser justa (e honesta).
    Eu conceptualmente e esteticamente adoro os brinqudos de madeira.
    Principalmente quando a M. era pequena, tinhamos muitos aqui em casa, eram os preferidos.
    A medida que vai crescendo, não consigo evitar comprar algumas bonecas de plástico, pois ela pede e quer muito. Gosta de todas as suas princesas Disney (depois daqui uns tempos conta como é com a Alice) e também gosta muito das suas barriguitas… Se vocês conseguem contrariar a Mafi, estão convidadas cá à casa. Eu não consigo 🙂

  3. ah sim, claro daniela, eu não sou fundamentalista, os meus filhos têm brinquedos de madeira mas tbem têm brinquedos de plástico e não quero dizer com isso que os de plástico devem ser banidos das nossas casas, mas q prefiro os de madeira é verdade!

  4. há várias patrícia, devo fazer outro post destes em breve pq varios ficaram de fora

  5. …é incrivel, mesmo que uma mãe não puxe nada para as bonecas etc elas vão lá dar certinho, aqui em casa é o mesmo…princesas, fadas, sereias, brilhantes, coroas, brincos, uffff…. 🙂

  6. eu amo brinquedos de madeira, e até posso puxar a brasa à minha sardinha, com o nosso querido Carrossel. Mas mesmo que o Carrossel não existisse, estes seriam e são sempre a minha prioridade na compra de um brinquedo. Em casa temos puzzles, carros, blocos, cavalinhos, eu sei lá. Mas também temos de plástico, daqueles que apitam e mexem sozinhos… Os brinquedos de madeira têm um calor particular, que pela sua durabilidade e simplicidade formal acabam por ser muito versáteis e passam de geração em geração. Depois há também uma questão pedagógica importante, que é a educação da criança no sentido de se ela atirar um cubo de madeira ao chão ao em direção a outra criança, o estrago é muito maior, logo a repreensão deverá ser maior 🙂 (pelo menos em minha casa é… 😀 ) Claro que depois temos a questão financeira, se me custa dar 40€ por um conjunto de cubos como o Shapemaker, até pode custar, mas é um jogo maravilhoso, inteligente e que sempre que o jogamos é uma experiência nova. E esta regra aplica-se a tudo o que anda lá por casa 🙂

  7. também os adoramos =))) e anda na minha lista o facemaker e o playshapes, o shapemaker já o temos há muito e adoramos. para além de muitos outros. quando vou à muji também trago sempre qualquer coisinha em madeira. mas não conseguimos evitar os legos e playmobil que eles adoram. felizmente, a família já está muito mais educada quanto a brinquedos e abandonaram as bonecadas em plástico 😀 eu faço caras muito, muito, feias!!!

Deixe uma Resposta

