25 de Abril

luciane valles-2

No ano que eu nasci o meu país (Brasil) encontrava-se sob uma ditadura militar. A repressão era dura, as pessoas eram impedidas de se expressarem livremente, não tinham acesso a informação que não fosse filtrava pela censura e viam os seus direitos constitucionais serem ignorados. Quem queria se expressar artisticamente tinha de deixar o país e pedir exílio no estrangeiro, como fizeram por exemplo Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque, entre tantos outros. Eu não vivi nada disto, quando já tinha idade por perceber as coisas melhor, os jovens já saiam às ruas pelas Diretas Já. Eu só conheço uma sociedade democrática, que nos permite dizer o que pensamos, ir e vir sem ter que pedir autorização do Estado, criar, criticar e protestar livremente. As conquistas de outras gerações nos permitem isto e eu acho que nunca devemos deixar de valorizar a liberdade que hoje temos, especialmente em alturas como agora quando no meu país e até mesmo por aqui surgem vozes a pedir a volta da ditadura.

Os meus filhos desceram a Av. da Liberdade, com cravos nas mãos a festejar, mesmo sem perceber muito bem o que, mas sabendo que o dia 25 de abril não é um dia qualquer, é sim um dia diferente e especial.

luciane vallesluciane valles-4luciane valles-5luciane valles-10luciane valles-9luciane valles-12luciane valles-14luciane valles-7luciane valles-3

Anúncios

One thought on “25 de Abril

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s