lara, primeiro mês

luciane-valles-9

Trouxemos-te para casa numa manhã de sábado cinzenta e chuvosa. O teu pai vinha nervoso e os teus irmãos ansiosos, ainda no hospital perguntaram se poderiam brincar contigo logo que chegássemos a casa. Vinhas acordada, talvez a perceber que estavas em algum lugar diferente. À tarde apareceram algumas visitas, andaste em alguns colos e choraste um bom bocado, tanto é que a tua irmã declarou logo que eras uma chorona e nunca irias parar. Não sabias estar acordada e na tua primeira noite em casa parecias não saber adormecer também, choraste e choraste até às 3:30 da madrugada. No segundo dia eu era uma perfeita zombie, a dar o meu máximo para não te deixar cair enquanto te amamentava. Eu já devia estar a espera, afinal um bebé que deu 5 voltas na barriga 4 semanas antes de nascer e só se posicionou 2 dias antes do parto só poderia ser um bebé muito… hmm.. agitado?!

Mas no segundo dia em casa estavas diferente, mais calma, ambientada talvez, dormir e comer passou a ser a tua rotina. Ainda estávamos no hospital quando eu decidi que não haveriam horas rigídas para te amamentar, a mínima suspeita de que tinhas fome, comias, independentemente se tinhas amamentado a 1h atrás. Ao terceiro filho a experiência fala mais alto, eu tenho muitas vezes aquela sensação de que já vi este filme e tenho confiança para seguir os meus instintos maternos. Ser o terceiro filho tem de ter das suas vantagens, não concordas?

O teu sono era (e ainda o é) sagrado mas os teus irmãos encontraram sempre formas de te acordar, a curiosidade por ti era tanta que eu não os conseguia conter. Desde o início, mesmo quando ainda tinhas o olhar parado no horizonte, gostaste de estar perto deles, por mais barulhentos e ciumentos que fossem. Ainda não tinhas um mês de vida quando eles brigaram para ler um livro para ti.

Neste primeiro mês tivemos umas noites nada memoráveis e que me renderam pelo menos duas grandes enxaquecas. Nunca fizeste mais de 4 horas de sono a noite e definitivamente não és tão dorminhoca como a tua irmã Alice que dormia a noite toda desde o segundo dia de vida, mas eu mantenho a esperança que a história mude.. um dia, brevemente..

Um dos meus maiores desafios neste mês foi manter-te quentinha e sem constipações. A minha estratégia era enrolar-te sempre nas milhares de mantas de tricot feitas pela bisa que herdaste dos teus irmãos, muitas ainda mal usadas pois eles nasceram no verão, num calor absurdo de julho, enquanto tu vieste no inverno, uma estação que eu rezo para passar a correr (fato que me trouxe sentimentos dúbios pois eu não queria que o meu tempo em casa contigo passasse a correr). O teu pai deu-te a alcunha/apelido de Charutinho pois toda vez que eu te entregava para ele, estavas perfeitamente embrulhada em lã. Todos na família passaram a chamar-te assim neste primeiro mês.

Já ia esquecendo de referir que os banhos foram o teu segundo lugar preferido (algum quer adivinhar qual é o primeiro?) desde o início, adoraste estar na banheira desde o primeiro banho e eu usei esta estratégia algumas vezes para te adormecer e acalmar.

luciane-valles-4luciane-valles-3luciane-vallesluciane-valles-6luciane-valles-5luciane-valles-10luciane-valles-11luciane-valles-12luciane-valles-7luciane-valles-8luciane-valles-13luciane-valles-17luciane-valles-14luciane-valles-16luciane-valles-19luciane-valles-21luciane-valles-22luciane-valles-20luciane-valles-15

6 thoughts on “lara, primeiro mês

  1. Fotografias absolutamente maravilhosas.
    Que partilha tão boa, obrigada.
    Parabéns, Lara é um nome lindo e charutinho uma alcunha deliciosa.
    Abraços

  2. Que maravilha Lu.
    As fotografias estão tão doces…imagino a vossa felicidade.
    Que o tempo passe muito devagarinho, por agora. 😉
    bejinhos

Deixe uma Resposta

