Lara, sétimo mês

luciane_valles-1-10

Lara, parece incrível mas é verdade, já tens 6 meses, meio ano de vida. Os 6 meses que assinalariam a minha volta ao trabalho e a tua ida para a creche, portanto, confesso, que não estava nada ansiosa por eles. 6 meses que pareciam tão distantes quando chegaste mas que passaram num piscar de olhos.

Já não passas os dias em casa comigo, vais a “escola”, tens amigos novos e “professoras”. Os tens irmãos riem-se muito quando te perguntamos quem são os teus amigos preferidos, se brincaste com eles. Na escola dizem que és um bebé muito fácil, que só queres brincadeira e distrai-te muito bem com o que está a tua volta.

A minha separação de ti não foi tão traumática quanto eu estava a espera afinal já é a terceira vez que passo pelo mesmo, é sempre um pouco difícil e melancólico mas lamentar-me não ajuda e o melhor é encarar da forma mais positiva o quanto possível. Mas isso não quer dizer que não pense em ti inúmeras vezes ao dia. Eu aluguei uma bomba extratora de leite e todos os dias na minha hora do almoço tiro leite para tu levares para a escola no dia seguinte. Quando eu chego a casa pego-te ao colo e tu agarras-te a mim para mamar, sentes falta disto e eu também, é tão bom o reencontro.

luciane_valles-1-7luciane_valles-1-11luciane_valles-1-13

luciane_valles-1-17

As nossas manhãs são muito mais caóticas do que antes e certamente mais confusas para ti que nos vê de um lado para o outro. Sempre que choras os teus irmãos pegam-te ao colo e correm para mim, te entregam e vão à vida deles. Ficas aos meus pés no chão ou no bumbo impacientemente à minha espera, queres colo, queres o meu conforto.

Quando este mês começou arrastavas-te ou rolavas no chão a fim de alcançar os teus brinquedos mas quase de um dia para o outro colocaste de quatro, ganhaste impulso e começaste a gatinhar, ainda nem tinhas 6 meses e meio. Na mesma semana aprendeste a sentar sem apoio e assim de repente transformaste num outro bebé, crescido e muito mais independente. Tu és extremamente ativa e precisas estar sempre em movimento, em busca de alguma coisa. Tudo que se põe na tua frente vai parar na tua boca. Não tardou muito para alguns desenhos dos teus irmãos aparecerem rasgados ou babados, e assim começaram as primeiras reclamações: mãe, olha o que a Lara fez?!

luciane_valles-1-24luciane_valles-1-19luciane_valles-1-20luciane_valles-1-22luciane_valles-1-26

A Alice conversa muito contigo e tu respondes com gargalhadas. Por outro lado, deixaste de ser bem-vinda no quarto da tua irmã mais velha que protege as bonecas dela de ti, tu não as pode tocar. Mas não queres saber, continuas a gatinhar para o quarto dos teus irmãos.

luciane_valles-1-28

Tens sempre a língua de fora, tanto que nós gozamos um bocadinho contigo. Dizemos muitas vezes: guarda a língua, Lara. Babas imenso e estás quase sempre com o babete encharcado. Ainda não tens dentes.

luciane_valles-1-30luciane_valles-1-32

Os teus olhos continuam azuis e o teu cabelo cada dia mais claro. Ainda tens um resquício de crosta láctea no lado direito da cabeça.

luciane_valles-1-33luciane_valles-1-35luciane_valles-1-36luciane_valles-1-37

Tu adoras estar próxima dos teus irmãos e não gostas nada de estar sozinha no chão, refilas muito e não fazes a menor cerimónia. Tu na verdade és uma grande refilona, a mínima coisa que não achas bem, reclamas. Durante o dia não me importo muito e pego-te logo ao colo mas durante a noite.. Ainda não dormes muitas horas seguidas, queres a maminha, o meu colo, nem sei bem o que tu queres. Tantas foram as noites nestes teus 6 meses de existência que me questionei o que fazer contigo no meio da noite enquanto todos os outros dormiam profundamente. Eu desconfio que tu não gostas de dormir..

luciane_valles-1-40luciane_valles-1-39luciane_valles-1-42luciane_valles-1-44

Já conheces bem a tua família e gostas de estar principalmente no colo do pai e da mãe, mas precisas sempre de ter algo na mão para te entreter. És risonha e bem disposta. Não estranhas ninguém e vais a todos os colos mas deixas bem claro qual é o teu preferido, o da mãe, claro!

luciane_valles-1-48luciane_valles-1-49luciane_valles-1-50

Neste mês experimentaste muito alimentos novos. Gostas de sopa e de fruta mas não gostas de esperar pelas colheradas, dou-te a sopa a correr, uma colher atrás da outra até que de repente deixas de abrir a boca, é raro comeres tudo, sempre sobra qualquer coisa. Adoras bolacha Maria e pão. Algumas vezes enquanto preparava a tua sopa dei palitos de courgette para a tua mão e tanto os mordiscas-te que ficaram desfeitos.

luciane_valles-1-52luciane_valles-1-53

Tu adoras estar no chão de um lado para o outro e não há nada que fique no lugar contigo por perto. Bonecos, revistas, lápis de cor, canetas, comandos, chinelos: tudo para a boca. Os teus brinquedos talvez sejam aquilo que menos desperta o teu interesse.

luciane_valles-1-58luciane_valles-1-56luciane_valles-1-59

Esta éS tu aos quase 7 meses. Um dos meus retratos preferidos de ti.

 

 

4 thoughts on “Lara, sétimo mês

  1. yes, she is so big now, almost 9 months, i’m behind on updating this blog.. stil have to catch up but i’m glad you still visit me ❤

Deixe uma Resposta

